Homens
Porque Jesus edificou a Sua Igreja ao discipular homens?
Jesus foi radical em seus dias porque tratou mulheres e crianças com grande dignidade, pois naqueles tempos isso não era a realidade geral. Mas ele construiu o fundamento da sua vida ao investir pesadamente em 12 homens (Mateus 10:1-4). Hoje as coisas na igreja caminham no sentido inverso em sua abordagem.
Os recursos alocados para ministério com crianças, mulheres e jovens superam em muito os recursos devotados a ministério com homens. Qual a razão de um ministério focado completamente em homens?
Existe uma interessante estatística que pode muito bem responder a essa pergunta:
Quando uma criança assume um compromisso com a igreja, 2% da família se envolve juntamente com ela.
Quando uma mulher / mãe assume um compromisso com a igreja, 17% da família se envolve juntamente com ela.
Porém, quando o homem / pai assume um compromisso com a igreja, 93% da família se envolve juntamente com ele!
Podemos observar que é muito importante para a igreja, família, sociedade e nação que os homens assumam verdadeiramente seu papel de líder, agindo e desencadeando um processo de desenvolvimento que fortalecerá os diversos segmentos da sociedade. Desenvolvendo o homem serão beneficiados as esposas, os filhos, as empresas, o país e o mundo.
Na Bíblia constatamos que Deus fez o homem para ser o sacerdote do lar e líder da família, da sociedade e do mundo.
"Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão"". Gênesis 1:26
"À mulher, ele declarou: "Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará"". Gênesis 3:16
O Ministério de homens precisa existir com o objetivo de ser um valoroso instrumento nas mãos de Deus a fim de alcançar o homem individualmente e, consequentemente, seu lar e família, seu trabalho e o mundo ao seu redor. Deve encorajar homens a amar o Senhor com toda a sua alma, mente e coração e capacitá-los a serem os líderes espirituais em seus lares e proclamar o evangelho.
Ao investir no trabalho com os homens, a igreja estará trabalhando comtoda sua família, e a igreja é composta por famílias. Ganhar homens é ganhar famílias, estruturar homens é estruturar famílias. Os homens são uma grande potência dentro da Igreja. Quando a igreja ganha à habilidade de alcançar homens e desenvolve-los, ela passa a ganhar uma nova vitalidade como congregação tanto dentro de si mesma como do lado de fora.
Os homens cristãos precisam ter o propósito de despertar em si e nos outros o desejo de serem parecidos com Cristo Jesus, buscando a excelência em tudo o que fazem, não se omitindo dos papéis que Deus lhes concedeu, lembrando que a Bíblia nos convoca a não nos conformarmos com este mundo, mas transformá-lo pela renovação do nosso entendimento.
Do homem se espera atitude de ousadia e ação eficaz.














